ADELAIDE


Independent Quarterly Literary Magazine
Revista Literária Independente Trimestral

New York / Lisboa

covers


LITERARY CONTESTS FICTION NONFICTION POETRY HAPPENINGS BOOK REVIEWS INTERVIEWS NEW TITLES ART & PHOTOGRAPHY

 

 

 

 

 

 

book

 

FÁTIMA – MILAGRE OU CONSTRUÇÃO
de Patrícia Carvalho

 

ISBN: 978-989-740-036-0
Edição ou reimpressão: 01-2017
Editor: Ideias de Ler
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232



SINOPSE

Em 1917, no dia 13 de maio, três crianças anunciaram ter visto Nossa Senhora nos campos agrestes de Fátima. O caso, que acontece tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo e em pleno conflito entre a recém-instaurada República e a Igreja, atingiu proporções inimagináveis. Será coincidência que a Igreja tenha tardado a abrir uma investigação ao caso e que, mesmo antes de o fazer, tenha começado a adquirir terrenos e a projetar para o local um grande santuário? Com duas das crianças mortas precocemente e a terceira encerrada num convento, a mensagem inicial da "Senhora" é alterada e o relato das "aparições" sofre adaptações. Apesar de tudo isto, o fenómeno cresceu, acarinhado e impulsionado pelo Estado Novo de António de Oliveira Salazar, e suportado pela fé de milhões de crentes nas aparições da Cova da Iria.

Cem anos depois, Fátima continua controversa. Esta obra, que parte de investigação baseada nos mais variados documentos da época e que recupera hipóteses nunca comprovadas pelos jornais da República que à data gritavam "farsa", levará o leitor a colocar uma incómoda pergunta: "Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?".

CRÍTICAS DE IMPRENSA

“É obra que corresponde, de forma exemplar, a um novo tipo de abordagem, a qual pretende romper com o “choque de ortodoxias” que durante várias décadas marcou as diversas aproximações aos intrigantes sucessos da Cova da Iria (…)”
António Araújo, Público

“É talvez um dos grandes livros deste ano e é jornalismo puro.”
Miguel Carvalho, Visão

Patrícia Carvalho nasceu no Porto em 1975. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e foi como estagiária do Jornal de Letras que entrou no jornalismo. No final do estágio quis regressar a casa e desde então trabalhou em vários jornais e revistas como O Comércio do Porto , A Grande reportagem ou a Sábado. Desde 2008 trabalha no jornal Público.

Depois de Portugueses nos Campos de Concentração Nazis (Vogais), regressa agora com um novo título nascido de uma profunda investigação – atividade que a apaixona verdadeiramente.

(Source: www.wook.pt)


 

 

 

 

 

 

 

     
CONTENTS

HOME

CONTRIBUTORS CURRENT ISSUE STORE FICTION HAPPENINGS NEW TITLES CLASSIFIED ADS
ABOUT US

FRIENDS & PATRONS BACK ISSUES CONTACT US NONFICTION BOOK REVIEWS ART & PHOTOGRAPHY FACEBOOK
MASTHEAD

DONATE SUBMISSIONS BOOK CHAT LIVE POETRY INTERVIEWS BOOK MARKETING TWITTER

Copyright © 2015 Istina Group DBA Independent Publishers, New York            Webdesign: svnwebdesign